ENTRETENIMENTO: Neo BXD lança EP "Bem-vindo ao Submundo" com participações de peso do rap carioca

Imagem
Integrante do MIBR Rap Clube, apresenta um retrato cru da realidade periférica com parcerias de peso como L7nnon, Papatinho, Lourena entre outros, em seu primeiro trabalho solo. Foto: Divulgação   O rapper Neo BXD, uma das vozes mais promissoras do underground carioca, acaba de lançar seu primeiro EP, "Bem-vindo ao Submundo", um mergulho visceral na vivência das quebradas do Rio de Janeiro. Com beats que misturam o peso do boombap clássico com nuances contemporâneas, o projeto aposta em rimas carregadas de crítica social, lirismo técnico e autenticidade.   Com produção musical de @deluca, o EP também se destaca pela presença de grandes nomes do rap nacional. Estão no time de colaborações L7nnon, Papatinho, Lourena, NGC Daddy, Black BXD, Maui, LongBeatz e AR Baby, reforçando a conexão de Neo com o cenário que o moldou e com quem compartilha trajetórias semelhantes.   Entre as faixas de destaque estão "Só Mais Um" (feat. Lourena), e "Meu Lado Impuro...

LITERATURA: Luís Henrique Pellanda lança, pela Maralto, "O caçador chegou tarde"


Com 62 contos inéditos, o livro vem na sequência de Na barriga do lobo, obra finalista do prêmio Jabuti 2022


O curitibano Luís Henrique Pellanda é reconhecido pelo seu humor sutil e perspicácia jornalística. Com mais de dez obras lançadas e passagens como cronista por importantes veículos de comunicação, ele combina habilidades literárias e experiências como observador atento da realidade para capturar a essência das coisas em suas mais diversas possibilidades e formas. Em meio a um cenário contemporâneo, em que os avanços tecnológicos nos conectam instantaneamente, Pellanda conduz o leitor por caminhos introspectivos, repletos de reflexões sobre o tempo, a memória e as mudanças sociais.

Em O caçador chegou tarde, lançamento da Maralto Edições, Luís Henrique Pellanda entrega 62 contos inéditos que mergulham o leitor na subjetividade de seus personagens, causando sensações muitas vezes simultâneas de familiaridade e desconforto.

"Nesse trabalho, em particular, optei por contos bastante abertos, com entrelinhas largas, que convidam os leitores a percorrê-los como bem entenderem", explica o autor. "Espero mesmo que leiam o livro como se folheassem uma espécie de sonhário coletivo, a um só tempo familiar e incômodo, mas disponível à livre interpretação de cada um, a partir de suas próprias referências."

Escrito durante a pandemia de Covid-19, e em meio às incertezas políticas que cercavam o país, O caçador chegou tarde aposta na relação simbiótica entre o homem e as criaturas da natureza, um tema recorrente na escrita de Pellanda. Para o autor, a humanidade faz parte da natureza, ainda que tenha desenvolvido um desejo mórbido de negá-la. "Meu livro anterior, finalista do Jabuti do ano passado, se chama Na barriga do lobo, uma referência ao conto da Chapeuzinho Vermelho na versão dos irmãos Grimm, e também à escuridão que cercava a personagem enquanto era digerida pelo monstro", explica Pellanda. "O caçador chegou tarde dá continuidade a essa mesma metáfora. Não sei dizer se já fomos ou se um dia seremos 'salvos' do lobo que ultimamente nos vem digerindo enquanto sociedade ou civilização, mas entendo que a escuridão a que Chapeuzinho um dia se referiu acabou por nos afetar a todos."

O caçador chegou tarde abre com o conto "A aposta", em que dois meninos desaparecem após apostar quem ficaria em cima de uma árvore por mais tempo. Eles crescem, se casam e têm filhos, mas permanecem na árvore. Com o tempo, diminuem de tamanho e desaparecem, misturando-se à natureza como se nunca tivessem existido. Em "A prata e os peixes", um avô reflete sobre a felicidade com seu neto durante uma pescaria. Ele fisga um lambari e encanta-se com sua beleza; o peixe morre, e à noite eles o comem. A passagem leva o menino a refletir sobre a felicidade: para ele, se o avô falasse menos, eles teriam pescado mais e seriam mais felizes. Em um dos menores contos do livro, "O patriota na floresta", lemos: "O patriota entra na floresta e faz uma descoberta. Dentro da mata, seu país não existe."

O caçador chegou tarde apresenta elementos temáticos e estéticos que se repetem do início ao fim, com o objetivo de criar nos leitores uma impressão de unidade e estranheza. "Quando escrevi esses contos busquei misturar, em cada um deles, características roubadas dos relatos de sonho, das fábulas, das parábolas, dos mitos de criação e dos contos de fadas ao nonsense, ao humor e à falsa simplicidade formal de autores tão diversos quanto Kafka, Kawabata, Karel Capek ou, mais recentemente, Liudmila Petruchévskaia, entre tantos outros. Mas é claro que essa era apenas minha ideia inicial, e a literatura é também a arte de fracassar. Durante o processo de escrita, somos sempre forçados a mudar de rumo, o que nos leva a lugares novos e inesperados. Espero ter chegado a um deles", finaliza Luís Henrique Pellanda.

O livro chega às livrarias no próximo dia 3 de junho de 2023 e poderá ser adquirido nos principais canais digitais de vendas.

 

Sobre o autor

Luís Henrique Pellanda é escritor e jornalista, nascido em Curitiba (PR), em 1973. Como cronista e contista, publicou os livros O macaco ornamental (2009), Nós passaremos em branco (2011), Asa de sereia (2013), Detetive à deriva (2016), A fada sem cabeça (2018), Calma, estamos perdidos (2020) e Na barriga do lobo (2021)

  

O caçador chegou tarde

Editora: Maralto Edições

Autor: Luís Henrique Pellanda

Preço: R$ 44,90

Lançamento: 3 de junho, a partir das 10h30

Local: Livraria Arte e Letra

Rua: Desembargador Motta, 2011, Batel – Curitiba, PR

Vendas: https://loja.editorapositivo.com.br



Por @oblogueirooficial



SIGA NAS REDES SOCIAIS



CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE



VEJA TAMBÉM:

ENTRETENIMENTO: Arraiá do RIOSUL, três dias de festa com shows, gastronomia, brincadeiras e entrada solidária

NEGÓCIOS: Agrishow 2023

MARKETING: Seara+Netflix na Av. Paulista, lançamento dos Frangos Crocantes Round Chicken com nova campanha e bonecos da série Round 6

BELEZA: Grazi Massafera muda de visual e deixa o loiro para trás

TELEVISÃO: "Opinião", da TV Cultura, recorda os 35 anos da morte de Cazuza

NEGÓCIOS: Monkey, maior marketplace antecipação de recebíveis da América Latina, segue em expansão para o México

ENTRETENIMENTO: Gloria Groove, Raça Negra, Samuel Rosa e Gabriel O Pensador encerram o festival TURÁ São Paulo 2025

AUTOMÓVEIS: VW amplia carro conectado com novos modelos e parcerias exclusivas

ENTRETENIMENTO: Neo BXD lança EP "Bem-vindo ao Submundo" com participações de peso do rap carioca

TURISMO: Férias de julho, conheça destinos para toda a família com lazer e experiências completas