Confira
6 dicas para implementar vendas on-line no atacado distribuidor
- Gerar link
- Outros aplicativos
por Rafael Martins* Foto: Divulgação
Apesar de ser considerado um mercado mais tradicional, o setor atacadista vem se modernizando e, cada vez mais, aplicando novas tecnologias em seus processos. Embora ainda exista um longo caminho para a completa digitalização do segmento, à medida em que a Transformação Digital ganha espaços no mercado, percebemos uma tendência de modernização no atacado distribuidor no Brasil.
Um dos destaques são as vendas on-line, que trazem uma das maiores vantagens competitivas para os distribuidores, uma vez que elas agilizam o dia a dia dos compradores, fornecendo uma experiência mais favorável ao próprio ritmo de trabalho atual. Ao mesmo tempo, essa modalidade de vendas reduz custos operacionais e potencializa os negócios.
Isso porque o ciclo de vendas é encurtado, diminuindo a quantidade de processos a serem executados desde a prospecção até a conversão, eliminando visitas e aumentando a produtividade da equipe. Outro ponto fundamental é que o seu cliente tem a autonomia de escolher quando e em qual canal prefere finalizar a compra. E a presença digital cada vez aproxima você do shopper.
Já é sabido que a modalidade de compra on-line segue crescente em relação à preferência dos consumidores, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Em 2023, o faturamento do e-commerce brasileiro foi de R$ 185,7 bilhões, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Além disso, Wunderman Thompson divulgou o relatório de tendências B2B de 2023 sobre o futuro do comprador B2B, que indicou que 50% das compras B2B feitas no Brasil são on-line e a expectativa é que esse número suba para 61% em cinco anos. Ou seja, o e-commerce segue em expansão no Brasil, incluindo no setor B2B.
Para reforçar os benefícios da digitalização do setor atacadista, que são inúmeros e podem impulsionar o crescimento de qualquer organização, seguem seis dicas para aplicar este conceito na prática:
O setor atacadista no Brasil vive um processo de modernização, impulsionado pela adoção de novas tecnologias e pela crescente tendência de digitalização. Prova disso é que, segundo o estudo do ranking ABAD/NielsenIQ (Associação Brasileira De Atacadistas E Distribuidores De Produtos Industrializados) de 2023, a aposta no comércio virtual se tornou tendência no setor atacadista.
A análise indicou que 48,9% das empresas têm expectativa de investir no e-commerce, um aumento de 12% com relação ao ano de 2022. Ou seja, a migração para vendas on-line tem se destacado como uma vantagem competitiva significativa, agilizando processos, reduzindo custos operacionais e proporcionando uma experiência mais favorável aos clientes.
Portanto, a digitalização do setor não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para as empresas que desejam permanecer competitivas e atender às crescentes demandas do mercado.
Mais informações:
SIGA NAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK: www.facebook.com/siteoblogueiro THREADS: www.threads.net/@oblogueirooficial CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE ! |
- Gerar link
- Outros aplicativos