Confira
Como encarar o desafio da Páscoa 2024?
- Gerar link
- Outros aplicativos
A Páscoa promete grandes desafios para os varejistas e, consequentemente, para os consumidores. Por quê?
Podemos considerar três grandes desafios: alta no preço do cacau causado principalmente por questões climáticas e ambientais, antecipação da data e racionalização/sensibilidade ao preço.
Soma-se a isso que, historicamente, as Páscoas que acontecem em março são mais desafiadores em questões de faturamento do que abril. Muito se dá a pouca liquidez de parte da população, que é ainda maior no começo do ano por conta das compras de Black Friday/Natal, impostos como IPVA e IPTU, material e matrícula escolar, além das férias.
E por fim, temos a questão da racionalização dos custos. Os consumidores estão cada vez mais atentos a preços e custo-benefício. A edição mais recente do Future Consumer Index (FCI), pesquisa produzida pela EY-Parthenon, braço de consultoria estratégica da EY, uma das maiores consultorias e auditorias do mundo, indica que 78% dos brasileiros indicam que estarão mais focados na relação custo-benefício no futuro enquanto 81% dizem que serão mais cautelosos com seus gastos. As médias globais para ambas situações são 70%.
Desafios postos à mesa, e agora? O primeiro e mais importante passo é investir na diferenciação. Produtos licenciados e premium têm mais chances de atrair o consumidor por conta da sensação de exclusividade e evita a comparação lógica e direta entre o preço do ovo x o preço da barra/bombom. Essa vem sendo uma estratégia muito utilizada pelas marcas, principalmente de franquias.
Outro ponto é o e-commerce. Use o varejo digital como um aliado e um alavancador de vendas. Além de ser usado pelo consumidor para pesquisa e comparação de preço, o varejo online tem um ticket médio de vendas maior do que o varejo físico.
Já quando falamos de supermercados, por exemplo, uma estratégia é apostar na marca própria que pode ter um custo mais baixo ou trazer produtos importados que sejam mais exclusivos para competir com os licenciados.
O desafio existe, mas quem souber se diferenciar e analisar bem o mercado, vai conseguir aproveitar a Páscoa, tanto o consumidor quanto o varejista. SIGA NAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK: www.facebook.com/siteoblogueiro THREADS: www.threads.net/@oblogueirooficial |
- Gerar link
- Outros aplicativos