Confira
Dia Internacional do Jovem Trabalhador: programa é benéfico para aprendizes e contratantes
- Gerar link
- Outros aplicativos
Para ressaltar a importância da inserção de jovens e novos profissionais no mercado de trabalho, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data de 24 de abril como Dia Internacional do Jovem Trabalhador. No Brasil, uma pesquisa realizada pela Fundação Roberto Marinho (FRM) em parceria com as operações regionais de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e da organização social GERAR apontou que 68% dos que passaram por essa modalidade de emprego conseguiram uma colocação no mercado formal.
No país, a política pública ainda tem potencial de crescimento. A Lei de Aprendizagem (nº 10.097/2000) estabelece às empresas cotas de contratação de aprendizes com idades entre 14 e 24 anos e, ainda assim, 36% dos jovens brasileiros com idade entre 18 e 24 anos não estudam e estão sem trabalho, de acordo com o relatório Education at a Glance da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para Sérgio Garcia, Gerente Executivo de Gente e Cultura da Bancorbrás, é possível ampliar o alcance e acentuar os resultados positivos dessa política pública com programas que promovam a formação pessoal e profissional do jovem. "Precisamos proporcionar aos aprendizes o diálogo e o acompanhamento sistemático das atividades, para que além de estarem preparados para enfrentar os desafios do mundo corporativo, possamos colaborar para o seu desenvolvimento integral como cidadão".
Garcia ressalta que os benefícios se estendem às contratantes. "As vantagens do programa se estendem às contratantes ao oferecerem a oportunidade de desenvolver internamente as habilidades que vão ao encontro das metas organizacionais, além do incremento às ações de responsabilidade social". Crescimento
David Guimarães ingressou no mercado de trabalho como Jovem Aprendiz na Bancorbrás e hoje atua na Empresa no setor em que trabalhou quando adolescente. "Eu participei do programa Educar para a Vida, do Instituto Bancorbrás, que oferecia encontros organizados para ajudar os menores sanando dúvidas e compartilhando informações sobre a esfera corporativa", comenta. "Esse apoio me ajudou bastante, inclusive, na escolha do campo para a minha formação acadêmica. Atualmente, sou Assistente de Marketing, somando 7 anos na empresa". Menor Aprendiz na Bancorbrás
Na Bancorbrás, explica Sérgio, são 45 colaboradores nessa modalidade e que participam do programa Aprendendo a Crescer, um projeto educacional desenvolvido junto ao Instituto Bancorbrás voltado para a criação de espaços seguros de construção de conhecimento, capacitação e formação cívica e cidadã, fomento a um ambiente de desenvolvimento crítico pessoal e promoção do crescimento integral e consciente do indivíduo. "Oferecemos um espaço para o aperfeiçoamento de habilidades profissionais, acadêmicas, sociais e emocionais".
Nos encontros, os participantes participam de ciclos de palestras sobre orientação vocacional - a cargo de profissionais capacitados, e do convívio no ambiente interno da Empresa para que possam ser encaminhados posteriormente para os processos de seleção efetiva na Bancorbrás. "Pela difusão da cultura e dos valores da Empresa, os jovens têm a oportunidade de crescer profissionalmente no grupo e assumir cargos de liderança", defende.
|