Dividir para multiplicar: a estratégia de atrair e engajar talentos por meio de programas de "Employee Ownership"
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Ricardo Drummond. Créditos da imagem: Regiane Avelar
Em meio aos fantasmas que assombram o mercado, "The Great Resignation" ("A Grande Renúncia") e "Quiet Quitting" ("Desistência Silenciosa"), movimentos iniciados nos Estados Unidos e que ganham força no Brasil, reter talentos no time se tornou um desafio para os negócios.
De acordo com especialistas, é necessário driblar a competitividade para criar solidez nas empresas, por meio da valorização das pessoas e, em especial, com a aposta no employee ownership, modelo de negócio em que os funcionários possuem uma participação acionária significativa na empresa em que trabalham, geralmente por meio de ações ou planos de participação nos lucros. Suas origens remontam ao século XIX, com as primeiras cooperativas de trabalhadores e iniciativas de participação acionária, visando promover a colaboração, o engajamento e o compartilhamento de benefícios entre os funcionários e a empresa.
Na edtech, até o momento, 10 colaboradores já se tornaram sócios da empresa por atingirem as metas estipuladas no plano. "Entrei na Qualifica em 2017, com a missão de transformar a empresa no melhor lugar para se trabalhar. Aos poucos vi a empresa evoluir. Enquanto colaboradora, tenho o prazer de acompanhar a jornada de crescimento e desenvolvimento da Qualifica. Aqui me sinto realizada, pertencente e percebo a importância de estar alinhada aos objetivos e valores da organização. O trabalho flui melhor! Em 2020, fui convidada a integrar ao plano de Employee Ownership, o que só aumentou meu sentimento de valorização e protagonismo na história da Qualifica, isso fez com que minha performance aumentasse ainda mais e meu desejo de sucesso junto", conta a Coordenadora de RH, responsável por Gente & Cultura, Tanita Quaresma.
Outra colaboradora que participa do programa é Irene Moreira, que está na Qualifica desde 2019. "Me juntei à equipe da Qualifica com a missão de fortalecer o departamento administrativo e financeiro, contribuir para a estabilidade financeira e apoiar o crescimento sustentável. O que encontrei aqui foi uma cultura que valoriza cada colaborador e reconhece nosso papel fundamental no sucesso da empresa," destaca ela. "Fazer parte do programa de Employee Ownership mudou minha perspectiva profissional. Não sou apenas responsável pelas finanças; sou uma co-proprietária que contribui diretamente para o nosso futuro coletivo", complementa Irene.
O plano de Employee Ownership implantado na empresa, possui dois pilares básicos:
Os resultados são refletidos de várias formas positivas. A empresa vem crescendo consistentemente desde a implantação do plano e estamos reforçando cada vez mais uma cultura de aprendizagem e alto desempenho. Prova disso é a conquista da certificação Great Place to Work pelo terceiro ano consecutivo, além do NPS (net promote score) dos clientes e as notas das lojas de aplicativos que chegaram esse ano em 4,8 na Google Play.
É uma possibilidade de alinhamento entre os diversos stakeholders, pois outro relevante reconhecimento que conquistamos foi em 2022, quando a empresa foi reconhecida como o Melhor SVA do Brasil, por meio de pesquisa anônima da revista do setor de telecomunicações, RTI, setor onde a empresa é líder absoluta no ramo educacional.
O ecossistema societário é estratégia para reter talentos que, consequentemente, leva ao crescimento com solidez. Por isso, criar o plano Employee Ownership é uma ideia que não pode ser ignorada pelos investidores e nem tão pouco pelos fundadores da empresa.
🇧🇷 SIGA O BLOGUEIRO OFICIAL DO BRASIL NAS REDES SOCIAIS: INSTAGRAM: www.instagram.com/oblogueirooficial PINTEREST: www.br.pinterest.com/oblogueirooficial FACEBOOK: www.facebook.com/siteoblogueiro CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE ! S O L I D A R I E D A D E AJUDE A EQUIPE EM NOSSO TRABALHO SOCIAL, FAÇA SEU PIX COM QR CODE E COLABORE COM QUALQUER VALOR: |