ESPORTES: "Fui chamada para jogar na WNBA, mas recusei", diz Hortência sobre decisão no auge da carreira

Imagem
Em entrevista ao podcast Andreoli Modo On, rainha do basquete relembra recordes, bastidores da seleção e aposentadoria   Crédito: Gabriela Queiro / Andreoli Modo On   Ícone do basquete feminino brasileiro, Hortência Marcari revisitou momentos decisivos de sua trajetória em participação no Andreoli Modo On , exibido no Kwai, com patrocínio da Superbet. Com seu humor afiado e olhar estratégico, a ex-jogadora falou sobre escolhas marcantes, como a surpreendente recusa de um convite para atuar na WNBA, aos 36 anos. "Fui draftada para a WNBA, mas tinha acabado de ter meu filho. Já tinha conquistado tudo o que queria. Decidi parar no auge", contou a ex-atleta, reforçando o controle que sempre teve sobre sua trajetória.   Campeã mundial em 1994 e medalhista de prata nas Olimpíadas de Atlanta em 1996, Hortência é considerada a maior jogadora da história do basquete feminino brasileiro. Foi a primeira brasileira incluída no Hall da Fama da FIBA e também no Hall da Fama do...

Marcelo Tas entrevista o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, no "Provoca"



Foto Beatriz Oliveira


 

TEMAS COMO LONGEVIDADE E EXCLUSÃO SOCIAL ENTRAM EM PAUTA NA CONVERSA, NESTA TERÇA (16/4), NA TV CULTURA
 



Nesta terça-feira (16/4), Marcelo Tas recebe Alexandre da Silva, secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. No Provoca, o especialista em envelhecimento aborda questões como a exclusão social das pessoas idosas, o alto índice de analfabetismo nesta faixa etária e as questões psicológicas por trás de comportamentos típicos. O programa vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.
 

De acordo com o Indicador de Analfabetismo Funcional (Inaf), cerca de 60% dos idosos brasileiros são analfabetos ou tem baixa escolaridade. Alexandre fala sobre o impacto dessa realidade em um mundo, majoritariamente, digital: "Pensando em um mundo digital, é necessário pensar não só na inclusão digital da pessoa idosa, mas em um bom letramento. E, ao mesmo tempo, a gente quer garantir o mínimo de quem fala 'tá bom, mas eu não quero, quero ainda agência, papel, quero informação simples'. Às vezes a pessoa liga para um serviço e fala: "não é que eu não estou ouvindo, é que eu não estou entendendo'."
 

"Acho que um ponto [...] eu queria que acontecesse aqui com todas as pessoas de 60 anos ou mais, e aquelas de grupos que ainda enfrentam muitas barreiras, [...] é o propósito de vida. [...] Quando você acorda hoje, você tem um propósito de vida, eu tenho um; ele pode ser atualizado, ele pode ser repensado, mas (sem ele) é como uma morte social de "eu não sirvo para mais nada, não tenho mais nada para fazer".

Alexandre fala também sobre o processo de feminilização do envelhecimento, em que uma grande parte dos idosos são mulheres. "Mas a pergunta é: o que está acontecendo para os homens não chegarem nas idades mais avançadas? Não é um fator biológico ou genético, [...] é perder esse papel social. [...] É quando ele deixa de ser o provedor, quando ele passa a não ganhar o que ele gostaria ou que ele precisaria na perspectiva de garantia material da família. Ele se sente menos ele, se sente rebaixado."
 

O secretário traz, ainda, a questão da diferença de longevidade de diferentes classes socioeconômicas. "Para uma pessoa travesti, hoje, envelhecer, para ela é chegar aos 35 ou 40 anos. Veja só, para um homem preto é, talvez, 50 anos, um pouquinho mais; e às vezes para uma outra pessoa, socioeconomicamente mais privilegiada, é chegar aos 80 anos com os seus companheiros e companheiras."



@oblogueirooficial


SIGA NAS REDES SOCIAIS:



CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE !


PARA DIVULGAÇÃO CLIQUE E FALE COMIGO: @OBLOGUEIROOFICIAL







VEJA TAMBÉM:

Taxa de Beleza: Eleita a mulher perfeita pela IA, brasileira diz que valor é condição para relacionamentos

NEGÓCIOS: Agrishow 2023

DECORAÇÃO: Vinílico para parede, conheça a nova Linha ProtectWALL da Tarkett

DECORAÇÃO: Tok&Stok lança campanha Casa Aconchego com coleção assinada por Marcelo Sommer

TURISMO: Hotéis de Jurerê Internacional promovem férias com recreação, shows e cortesia para as crianças

MODA: Das telonas para as quatro linhas, PUMA e Esporte Clube Bahia SAF lançam uniforme inédito inspirado no Superman, da DC Studios

DECORAÇÃO: Piso vinílico, 5 tendências para ficar de olho

NEGÓCIOS: O boom das hamburguerias, expansão do Conglomerado Burger agita cenário gastronômico no RJ

ENTRETENIMENTO: Riot Games e Samsung renovam a parceria para evento de Wild Rift

GASTRONOMIA: Restaurante MEE, no Copacabana Palace, A Belmond Hotel, apresenta menu degustação de inverno com Sukiyaki