GASTRONOMIA: Para os dias de outono, aprenda a fazer chocolate quente

Imagem
Toque final fica por conta da farofinha de biscoito. Foto: Divulgação Para as noites de outono, nada como uma bebida doce quentinha. Aprenda a fazer chocolate quente com farofinha de biscoito como toque final e surpreenda-se! Confira o modo de preparo abaixo: Ingredientes: 1 lata de leite condensado 1 colher (sopa) de amido de milho 1 litro de leite 4 colheres (sopa) de achocolatado em pó 100 g de chocolate ao leite picado 1 caixa de creme de leite (200 g) 1 colher (chá) de essência de baunilha 1 pacote de Biscoito Treloso recheado sabor chocolate Modo de preparo: - Em uma panela, adicione o leite condensado, o amido de milho dissolvido no leite, o achocolatado, o chocolate picado e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar levemente e o chocolate derreter por completo. - Retire do fogo e misture o creme de leite e a essência. - Sirva acompanhado de chantilly pronto e coloque Biscoito Treloso recheado sabor ch

MASP exibe vídeos da artista norte-americana Tourmaline

 

Obras audiovisuais retratam personalidades das comunidades negra e LGBTQIA+ dos Estados Unidos, com foco no resgate e ressignificação de suas narrativas

 

Salacia, 2019, Tourmaline (frame do vídeo) - Divulgação

 

26 de abril a 23 de junho de 2024

 

O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand apresenta, de 26 de abril a 23 de junho de 2024, no 2o subsolo do museu, Sala de vídeo: Tourmaline, com exibição de vídeos da artista, cineasta, escritora e ativista norte-americana Tourmaline (Roxbury, Massachusetts, 1983). Sua obra destaca manifestações culturais, opressões e modos de sobrevivência das comunidades negra, queer e trans, reescrevendo narrativas e histórias dominantes através de citações e referências a importantes figuras da resistência queer dos Estados Unidos, como Marsha P. Johnson – ativista considerada um ícone da revolta de Stonewall.
 

Com curadoria de Teo Teotonio, assistente curatorial, MASP, a mostra de estreia da artista no Brasil reúne os trabalhos Atlantic is a sea of bones (2017), Happy Birthday, Marsha! (2018) e Salacia (2019). Ao estabelecer relações entre ficção e realidade, Tourmaline procura reformular crenças e iniciar uma mudança de paradigma com o intuito de imaginar um futuro sem opressões de raça, gênero e sexualidade. "A trilogia percorre passado, presente e futuro em cenários simultaneamente documentais e oníricos. Ao entrelaçar fato e ficção, Tourmaline reimagina criticamente narrativas que foram apagadas ou negligenciadas, confrontando opressão e resiliência em uma abordagem interseccional e poética, onde gênero, raça e classe estão intrinsecamente interligados", comenta Teotonio.

 

Em Atlantic is a sea of bones [O Atlântico é um mar de ossos] (07'28''), Egyptt LaBeija, ativista, performer e madrinha da House of LaBeija – primeira casa de ballroom da história –, interpreta a si mesma em uma sequência de imagens que transitam entre realidade e sonho. No início, LaBeija olha para um dos píeres do Rio Hudson através da janela do Whitney Museum of American Art enquanto comenta sobre sua trajetória. Séculos antes, o mesmo lugar havia sido ponto de chegada de pessoas escravizadas que atravessaram o oceano Atlântico, vindas do centro-oeste africano.

 

Mary Jones – mulher negra, trans e trabalhadora do sexo que viveu em Nova York na metade do século 19 – é quem inspirou a produção audiovisual Salacia (06'04''). Após sua prisão, em 1836, sob alegação de furto, Jones se tornou conhecida devido a circulação em jornais do seu retrato, intitulado The Man Monster [O Homem Monstro]. No filme, a artista recria a história de Jones em Seneca Village – uma comunidade de pessoas negras autônomas que existiu na contramão da escravização, entre 1825 e 1857, onde atualmente se localiza o Central Park. A produção, ao mesmo tempo, torna visível a trajetória de uma personalidade pouco reconhecida e reflete sobre transfobia e racismo.

 

Em Happy Birthday, Marsha! [Feliz aniversário, Marsha!] (14'35''), fragmentos do cotidiano ganham proporções históricas. O vídeo mistura encenações e imagens reais de Marsha P. Johnson (1945-1992), ativista, performer e referência na luta pelos direitos da população pobre e LGBTQIA+. O desfecho da trama se dá no início da Rebelião de Stonewall, evento de resistência à violência policial contra pessoas transgênero, gays e lésbicas, que se tornou um marco na história da militância da comunidade, dando origem ao dia do orgulho LGBTQIA+.
 

Sala de Vídeo: Tourmaline é a segunda exibição de 2024 no museu, que, ao longo do ano, inclui mostras audiovisuais de Masi Mamani / Bartolina Xixa, Ventura Profana, Kang Seung Lee e Manauara Clandestina. A Sala de Vídeo integra a programação anual do MASP dedicada às Histórias da diversidade LGBTQIA+.

 

SOBRE TOURMALINE

 

Tourmaline nasceu em Roxbury, Massachusetts, em 1983. Atualmente, vive e trabalha em Nova York, e participa da Whitney Biennial 2024, no Whitney Museum of American Art, em Nova York e da mostra coletiva Acts of Resistance: Photography, Feminisms and the Art of Protest, na South London Gallery, em Londres. Ao longo de sua carreira, realizou duas exposições individuais no Mudam Museum of Modern Art, em Luxemburgo (2023) e Chapter NY, em Nova York (2020-2021). Participou da 59ª Bienal de Veneza (2022) e de exposições coletivas na Tate Modern, em Londres (2023); J. Paul Getty Museum, Los Angeles (2021-2022); Metropolitan Museum of Art, Nova York (2021); Los Angeles County Museum of Art, Los Angeles (2021-2022); Museum of Modern Art, Nova York (2021), entre outras. Seu trabalho integra o acervo de instituições internacionais como J. Paul Getty Museum, The Metropolitan Museum of Art, Museum of Modern Art e Tate.


 

SERVIÇO

SALA DE VÍDEO: TOURMALINE

Curadoria de Teo Teotonio, assistente curatorial, MASP

 

2º subsolo

Visitação: 26.4.2024 – 23.6.2024
 

MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista

01310-200 São Paulo, SP

Telefone: (11) 3149-5959

Horários: terças grátis e primeira quinta-feira do mês grátis; terças, das 10h às 20h (entrada até as 19h); quarta a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h); fechado às segundas.

Agendamento on-line obrigatório pelo link masp܂org܂br/ingressos

Ingressos: R$ 70 (entrada); R$ 35 (meia-entrada)


 

Site oficial

Facebook

X (antigo Twitter)

Instagram
 





CLIQUE E FALE COMIGO:


🇧🇷 SIGA O BLOGUEIRO OFICIAL DO BRASIL NAS REDES SOCIAIS:



CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE !



S O L I D A R I E D A D E
AJUDE A EQUIPE EM NOSSO TRABALHO SOCIAL,
FAÇA SEU PIX COM QR CODE E COLABORE COM QUALQUER VALOR:





VEJA TAMBÉM:

Rita Cadillac grava vídeo pornô com criador de conteúdo adulto Jefão

CURIOSIDADES: Viralizou! Conheça Rayssa Buq, fenômeno das redes sociais

CELEBRIDADES: Ex-BBB Nizam publica novo ensaio nu

Ferragamo Hug Bag

Indústria brasileira desacelera diversificação do portfólio no primeiro trimestre

MODA: Podyh AW24

INTERNET: Nizam publica foto totalmente nu e choca a web

Céu lança Novela

SOLIDARIEDADE: ‘Sábado Solidário’ arrecadas mais de 40 toneladas de doações

ENTRETENIMENTO: Turnê do Natiruts muda para o Engenhão e ajuda vítimas do Rio Grande do Sul