ESPORTES: "Fui chamada para jogar na WNBA, mas recusei", diz Hortência sobre decisão no auge da carreira

Imagem
Em entrevista ao podcast Andreoli Modo On, rainha do basquete relembra recordes, bastidores da seleção e aposentadoria   Crédito: Gabriela Queiro / Andreoli Modo On   Ícone do basquete feminino brasileiro, Hortência Marcari revisitou momentos decisivos de sua trajetória em participação no Andreoli Modo On , exibido no Kwai, com patrocínio da Superbet. Com seu humor afiado e olhar estratégico, a ex-jogadora falou sobre escolhas marcantes, como a surpreendente recusa de um convite para atuar na WNBA, aos 36 anos. "Fui draftada para a WNBA, mas tinha acabado de ter meu filho. Já tinha conquistado tudo o que queria. Decidi parar no auge", contou a ex-atleta, reforçando o controle que sempre teve sobre sua trajetória.   Campeã mundial em 1994 e medalhista de prata nas Olimpíadas de Atlanta em 1996, Hortência é considerada a maior jogadora da história do basquete feminino brasileiro. Foi a primeira brasileira incluída no Hall da Fama da FIBA e também no Hall da Fama do...

Quanto tempo leva para tirar a cidadania italiana? Especialista explica

O Brasil é o quarto país que mais obtém esse passaporte, segundo a Fundação Ismu ETS e Eurostat

 


Foto: Shutterstock

 


Milhares de brasileiros têm buscado ativamente a cidadania italiana nos últimos anos. Segundo uma análise recente conduzida pela Fundação Ismu ETS, com base em dados do Eurostat, o Brasil ocupou a quarta posição entre os países com o maior número de cidadãos que adquiriram essa nacionalidade em 2022.

 

Um total de 11 mil brasileiros tornaram-se cidadãos italianos por meio de naturalização, seja por casamento ou residência. Esse número pode ser ainda maior, uma vez que o estudo não abrange os casos de reconhecimento por direito de sangue.
 

Diante desses números e também da quantidade de brasileiros que possuem esse direito (cerca de 30 milhões, segundo a Embaixada da Itália no Brasil), surgem muitas dúvidas a respeito da obtenção da cidadania, especialmente do tempo necessário para adquiri-la.
 

"O sucesso do processo de reconhecimento dependerá tanto da abordagem adotada pelo indivíduo quanto da disponibilidade e validade dos documentos requeridos", afirma o advogado Dr. Eduardo Carraro, sócio-dirigente da Master Cidadania, empresa pioneira no reconhecimento da cidadania italiana pela via judicial.

 

No caso da via judicial, os documentos exigidos incluem certidões de nascimento e casamento de todos os indivíduos na linhagem, desde Dante Causa até os requerentes, além da certidão negativa de naturalização.
 

"O processo de apresentação da documentação nos consulados pode levar de 6 a 12 anos, seguido de um período adicional de até 730 dias para obter uma resposta", afirma o Dr. Carraro. "Por outro lado, na via judicial, o processo pode durar de 2 a 3 anos, sem considerar o tempo necessário para preparar os documentos", acrescenta.
 

Existe ainda a opção de realizar o reconhecimento diretamente em um Comune italiano. Nessa situação, o tempo total estimado é de aproximadamente 3 meses, considerando a visita do vigile e o retorno dos consulados italianos no Brasil. No entanto, especialistas não recomendam essa abordagem.
 

"Fazer isso diretamente na Itália pode exigir lidar com burocracia e procedimentos legais desconhecidos para quem não está familiarizado com o sistema italiano. A comunicação pode ser um desafio, especialmente se o requerente não falar italiano fluentemente. Isso pode levar a erros na interpretação das instruções", alerta o sócio dirigente da Master Cidadania.

 

"Contar com o apoio de uma equipe profissional que forneça as orientações e que conheça as leis e os procedimentos italianos é fundamental", finaliza o Dr. Eduardo Carraro.





CLIQUE E FALE COMIGO:


🇧🇷 SIGA O BLOGUEIRO OFICIAL DO BRASIL NAS REDES SOCIAIS:



CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE !



S O L I D A R I E D A D E
AJUDE A EQUIPE EM NOSSO TRABALHO SOCIAL,
FAÇA SEU PIX COM QR CODE E COLABORE COM QUALQUER VALOR:







VEJA TAMBÉM:

Taxa de Beleza: Eleita a mulher perfeita pela IA, brasileira diz que valor é condição para relacionamentos

NEGÓCIOS: Agrishow 2023

DECORAÇÃO: Vinílico para parede, conheça a nova Linha ProtectWALL da Tarkett

MODA: Futebol além da camisa, Mundial de Clubes impulsiona consumo de produtos oficiais

MODA: Inverno 2025, apostas quentes da estilista Belle Restum para a estação mais elegante do ano

DECORAÇÃO: Tok&Stok lança campanha Casa Aconchego com coleção assinada por Marcelo Sommer

TURISMO: Hotéis de Jurerê Internacional promovem férias com recreação, shows e cortesia para as crianças

MODA: Das telonas para as quatro linhas, PUMA e Esporte Clube Bahia SAF lançam uniforme inédito inspirado no Superman, da DC Studios

DECORAÇÃO: Piso vinílico, 5 tendências para ficar de olho

NEGÓCIOS: O boom das hamburguerias, expansão do Conglomerado Burger agita cenário gastronômico no RJ