ESPORTES: "Fui chamada para jogar na WNBA, mas recusei", diz Hortência sobre decisão no auge da carreira

Imagem
Em entrevista ao podcast Andreoli Modo On, rainha do basquete relembra recordes, bastidores da seleção e aposentadoria   Crédito: Gabriela Queiro / Andreoli Modo On   Ícone do basquete feminino brasileiro, Hortência Marcari revisitou momentos decisivos de sua trajetória em participação no Andreoli Modo On , exibido no Kwai, com patrocínio da Superbet. Com seu humor afiado e olhar estratégico, a ex-jogadora falou sobre escolhas marcantes, como a surpreendente recusa de um convite para atuar na WNBA, aos 36 anos. "Fui draftada para a WNBA, mas tinha acabado de ter meu filho. Já tinha conquistado tudo o que queria. Decidi parar no auge", contou a ex-atleta, reforçando o controle que sempre teve sobre sua trajetória.   Campeã mundial em 1994 e medalhista de prata nas Olimpíadas de Atlanta em 1996, Hortência é considerada a maior jogadora da história do basquete feminino brasileiro. Foi a primeira brasileira incluída no Hall da Fama da FIBA e também no Hall da Fama do...

Dia da Indústria: plástico é matéria-prima chave em diversos setores

Grande parte da inovação nas indústrias se deu pela utilização da resina plástica, como na construção civil, com o EPS
‍ ​​  
 

Há décadas, o plástico tem sido um importante material para as indústrias. De acordo com o Perfil 2022 da ABIPLAST (Associação Brasileira da Indústria do Plástico), diversos setores utilizam a resina do plástico na fabricação de seus produtos. Entre os principais, estão a construção civil, com 25,4%, alimentício, com 21,9%, artigos de comércio e varejo, com 7,8%, automóveis e autopeças, 6,2% e bebidas, com 6%.
‍ ​​  
A lista ainda abrange outros doze segmentos, como o setor moveleiro, agricultura, químicos, papel e celulose, eletrônicos e descartáveis. Entre as resinas mais consumidas, destacam-se o PP (20,3%), PEBDL (16,1%), PEAD (13,8%), PVC (12,9%), plásticos reciclados (13,2%), PET (5,8%), PEBD (9,7%) e PS (6,2%).
‍ ​​  
Na construção civil, como mencionado no anuário da ABIPLAST, o plástico está presente em inúmeras aplicações, como sistemas de tubulações para água, esgoto e drenagem, eletrodutos, caixas e quadros para distribuição elétrica, reservatórios para água, forros, pisos, paredes, portas e janelas, entre outros itens. O poliestireno expandido (EPS) tem ganhado espaço nas obras ao substituir materiais tradicionais de lajes e paredes de tijolos, resultando em estruturas mais leves, resistentes e econômicas, além de oferecer excelentes isolamentos térmico e acústico.
‍ ​​  
Segundo o Centro Sebrae de Sustentabilidade, o uso do EPS em construções reduz o consumo de energia e água em quase 60%. Além de diminuir a emissão de CO2 na atmosfera, enquanto uma construção convencional emite 40% mais poluentes. Os especialistas do Sebrae enfatizam que o material é reaproveitável e reciclável, podendo retornar à condição de matéria-prima, evitando a contaminação do meio ambiente.
‍ ​​  
O mesmo se repete no setor de alimentos, em que a fabricação de embalagens, tanto para alimentos quanto bebidas, segue legislações específicas publicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). "O que temos provado e em consenso é que as embalagens plásticas são essenciais para a conservação de alimentos, aumentando a vida útil dos produtos e reduzindo a sua contaminação. Para se ter uma ideia, carnes bovinas embaladas com plástico registram um aumento de 64% em sua vida útil. No caso do peixe, chega a 71%", comenta Paulo Teixeira, presidente-executivo da ABIPLAST.
 

No setor automobilístico, as inovações com polímeros de alta performance, oferecem resistências mecânica e térmica para o mercado. Esse setor também fomenta a reciclagem de plásticos, conforme mostram os dados do Índice de Reciclagem Mecânica de Plásticos Pós-consumo no Brasil, estudo encomendado pelo PICPlast (Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico) e realizado pela MaxiQuim, em 2022, o setor automotivo consumiu cerca de 65 mil toneladas de resinas plásticas pós-consumo recicladas, um aumento de aproximadamente 40% em comparação ao ano anterior, que foi de 47 mil toneladas. Segundo a MaxiQuim, até 2026, o mercado mundial de plásticos automotivos valerá cerca de US$68,6 bilhões.
 

Portanto, diante desse cenário, é possível afirmar que sem o plástico, essas indústrias não teriam avançado em inovação. Para a ABIPLAST o plástico é matéria-prima chave das indústrias de maneira geral. "É impossível ignorar o uso do plástico em diversos setores como o da saúde e alimentício, não temos outro material que possa substituir o plástico com a mesma eficiência e segurança", conclui Paulo.
 

Indústria solidária
 

As enchentes no Rio Grande do Sul, que deixaram milhares de pessoas desabrigadas, têm comovido o país e formado uma grande corrente de ajuda humanitária. A indústria brasileira também está mobilizada pela causa e tem destinado parte de seus estoques ou recursos financeiros como forma de ajudar as vítimas. Empresas como a IPF Molduras, especializada em revestimentos internos e externos, tem prestado apoio aos gaúchos e recentemente instalou divisórias térmicas e acústicas fabricadas em EPS para auxiliar as vítimas atingidas pelas enchentes a terem privacidade nos estádios onde estão abrigadas.
 

Em Bento Gonçalves, voluntários utilizaram tambores plásticos doados pela Newsul para construir balsas. Enquanto isso, a Plastlab entregou 118 mil talheres plásticos descartáveis ao Sesi, que foram enviados pela FAB (Força Aérea Brasileira) para a cidade de Canoas. A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por sua vez, contribuiu com 2,2 milhões de copos plásticos. Os utensílios devem ser usados para facilitar as refeições dos desabrigados, proporcionando higiene e saúde.
 






CLIQUE E FALE COMIGO:


🇧🇷 SIGA O BLOGUEIRO OFICIAL DO BRASIL NAS REDES SOCIAIS:



CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE !



S O L I D A R I E D A D E
CURTIU ESSE POST ? COMPARTILHE EM SUA REDE SOCIAL
OU AJUDE A EQUIPE EM NOSSO TRABALHO SOCIAL.
DOE 10 REAIS NO LINK: https://doe10reais
OU FAÇA SEU PIX COM QR CODE E COLABORE COM QUALQUER VALOR:




PIX - Copie, cole e doe 10 reais:

00020101021126360014br.gov.bcb.pix0114+5514998648070520400005303986540510.005802BR5920MARCOS ROGERIO GOMES6004LINS62070503***6304C308




VEJA TAMBÉM:

Taxa de Beleza: Eleita a mulher perfeita pela IA, brasileira diz que valor é condição para relacionamentos

NEGÓCIOS: Agrishow 2023

DECORAÇÃO: Vinílico para parede, conheça a nova Linha ProtectWALL da Tarkett

MODA: Futebol além da camisa, Mundial de Clubes impulsiona consumo de produtos oficiais

MODA: Inverno 2025, apostas quentes da estilista Belle Restum para a estação mais elegante do ano

DECORAÇÃO: Tok&Stok lança campanha Casa Aconchego com coleção assinada por Marcelo Sommer

TURISMO: Hotéis de Jurerê Internacional promovem férias com recreação, shows e cortesia para as crianças

MODA: Das telonas para as quatro linhas, PUMA e Esporte Clube Bahia SAF lançam uniforme inédito inspirado no Superman, da DC Studios

DECORAÇÃO: Piso vinílico, 5 tendências para ficar de olho

NEGÓCIOS: O boom das hamburguerias, expansão do Conglomerado Burger agita cenário gastronômico no RJ