AUTOMÓVEIS: O líder aprimorado, muito prazer, Novo T‑Cross!

Imagem
  Estilo, modernidade, liberdade e confiança. Essas palavras serviram de ponto de partida para que a Volkswagen entregasse a atualização do automóvel que já era sucesso absoluto. O SUV líder de vendas em seu segmento é novo de novo e pede passagem: muito prazer, Novo T‑Cross. Fotos: Divulgação O T‑Cross foi o primeiro SUV compacto da marca Volkswagen produzido no Brasil e conquistou o cliente brasileiro por ser referência em espaço interno, conforto, tecnologia e performance. Para seguir como o SUV mais desejado do mercado, o T‑Cross estreia um design renovado com nova iluminação externa e com melhorias no acabamento interno. Produzido em São José dos Pinhais, no Paraná, sobre a plataforma MQB, e com os consagrados motores TSI, o novo T‑Cross será comercializado a partir de junho. Trata-se do primeiro dos 16 carros que a Volkswagen do Brasil lançará no mercado até 2028.   "A história do T‑Cross é uma história de sucesso, que começou em 2019. Naquele momento, sabíamo

Lente de contato dental pode ter função estética e de saúde


Muito mais que um recurso estético para quem busca o sorriso perfeito, a lente de contato dental, como se popularizou no Brasil o procedimento de colocação de facetas, tem importante papel na reabilitação da saúde bucal. Foto: Divulgação


Em busca de um sorriso perfeito, muitos optam por procedimentos estéticos e, entre eles, a chamada lente de contato dental é bastante procurada, informa o dentista Sérgio Kignel, doutor em Diagnóstico Bucal, professor titular da disciplina de Semiologia do Centro Universitário Herminio Ometto (UNIARARAS) e diretor da Clínica Sérgio Kignel. "O Brasil é o único país do mundo que chama a faceta, nome correto do procedimento, de lente de contato", afirma Kignel. Isso porque quando a técnica chegou ao Brasil, os professores nos cursos costumavam comparar as facetas às lentes de contato por sua fina espessura. "A denominação lente de contato dental acabou tornando-se usual", diz.


Solução da corrigir desgastes dos dentes


E diferentemente do que muitos acreditam, as facetas não têm unicamente função estética. Na realidade, o uso de facetas pode ter indicação clínica. Pacientes com desgaste dentário provenientes, por exemplo, de bruxismo (movimentos involuntários de ranger ou apertar os dentes de modo constante e excessivo) podem se beneficiar da técnica. Depois de solucionado o problema de bruxismo, é possível recuperar o desgaste dos dentes, que prejudicam várias funções na boca, com o uso das facetas.

Kignel explica que há casos de pacientes que tiveram bruxismo e chegam com a queixa de que os dentes da frente ficaram muito pequenos. Em geral,  a expectativa é que bastará corrigir essa região. "No entanto, se corrigirmos apenas os dentes da frente, o paciente corre o risco de com o tempo quebrá-los. Isso porque em um movimento de mordida estão envolvidos os dentes anteriores e posteriores. Portanto, às vezes, é preciso reabilitar toda a dentição porque na boca poucos milímetros fazem diferença", informa.

Outro eventual motivo de desgaste dos dentes é o refluxo, que consiste no retorno do conteúdo gástrico, entre eles ácidos, que podem prejudicar o esmalte dos dentes. Também há pessoas que apresentam manchas escuras nos dentes provenientes da ingestão de antibióticos quando eram crianças. "Em todas essas situações o uso de facetas pode ser uma solução", afirma.


Uso estético das facetas


E para os que estão insatisfeitos com o sorriso e buscam um resultado estético, as facetas também podem ser utilizadas. Para obter um bom resultado é preciso ter bom senso, aliado ao trabalho de um bom profissional. "O ideal é que os dentes fiquem com a aparência mais natural possível. Em nossa clínica, defendemos que o limite é rejuvenescer o sorriso do paciente, no máximo, entre 10 e 15 anos, comparado a sua pele", orienta Kignel. No entanto, há pacientes que chegam com referências de fotos de artistas e celebridades. "Quando isso acontece e temos consciência de que o resultado não será benéfico para o paciente, embora a vontade dele é a que vai prevalecer, nós sempre orientamos sobre o perigo de ter como referência modismos que exigem um procedimento de desgaste do dente que será permanente. Em geral, como temos um relacionamento de muita confiança com os pacientes, sempre chegamos a um meio termo", afirma.


Resina X cerâmica


Existem, basicamente, dois tipos de facetas: as de resina e as de cerâmica. Segundo Kignel, com as duas opções é possível obter ótimos resultados. Nos dois tipos de facetas, é preciso fazer um desgaste do esmalte do dente. Quanto menor o desgaste, melhor, mas a espessura necessária do desgaste vai depender da avaliação individual do paciente. Dentes com manchas escuras ou com restauração podem exigir um desgaste maior.

No caso das facetas de resina, o investimento financeiro é menor, comparado às de cerâmica, e todo o procedimento pode ser realizado em uma única sessão. Como desvantagem, as facetas de resina são mais sensíveis à alteração de cor, principalmente, se o paciente fuma, consome muito refrigerante, vinho, chás, alimentos com shoyo, entre outros. "As facetas de resina pedem polimentos mais frequentes", explica o especialista.

Já as facetas de cerâmica, precisam de, pelo menos, duas sessões para serem finalizadas. Isso porque, o dentista precisa escanear ou moldar os dentes do paciente, enviar para o laboratório e aguardar a devolução das facetas para serem colocadas na segunda sessão. Apesar do custo maior, elas precisam de menos manutenção e não sofrem alteração de cor.







CLIQUE AQUI OU ACESSE O QR CODE, FALE COMIGO

E ANUNCIE SEU NEGÓCIO OU PERFIL DAS REDES SOCIAIS

POR APENAS R$ 9,90





VEJA TAMBÉM:

Rita Cadillac grava vídeo pornô com criador de conteúdo adulto Jefão

CURIOSIDADES: Viralizou! Conheça Rayssa Buq, fenômeno das redes sociais

Indústria brasileira desacelera diversificação do portfólio no primeiro trimestre

MODA: Podyh AW24

SOLIDARIEDADE: ‘Sábado Solidário’ arrecadas mais de 40 toneladas de doações

Céu lança Novela

Ferragamo Hug Bag

Movimento União BR organiza campanha com mais de 60 empresas para ajudar o Rio Grande do Sul

NEGÓCIOS: Como oportunidade, a TIM busca parceiros no Centro-Oeste

Friboi traz novidades e ativações no primeiro dia de Apas Show 2024