LITERATURA: Com migração para a nuvem privada Leiturinha diminui lead time, melhora produtos e a experiência dos clientes

Imagem
Imagem: Divulgação   A Leiturinha tem experimentado todos os benefícios da nuvem privada e melhorado seus processos internos, conseguindo assim entregar uma melhor experiência aos seus clientes.   Considerada o maior clube de assinaturas de livros infantis do Brasil, a Leiturinha é uma das divisões de negócios do Sandbox Group e está localizada em Poços de Caldas (MG). Todos os meses, a divisão gera em torno de 210 a 220 mil envios de livros ou kits de livros, para atender a sua base de 190 mil assinantes ativos, o que representa uma produção diária de quase 10 mil kits por dia.   Muitos são os desafios para atender essa demanda, manter o ritmo e também tornar esse processo escalado para que se consiga cada vez mais diminuir o lead time da entrega para o cliente, melhorando a experiência final. Pensando em melhorar cada vez mais seus processos, há pouco mais de um ano, a empresa buscou a Wevy para fazer a migração do seu ERP da nuvem pública para a nuvem privada.  

Dia Mundial do Meio Ambiente: soluções sustentáveis que as indústrias brasileiras podem adotar para combater as mudanças climáticas


Pesquisas mostram que os brasileiros têm dado cada vez mais relevância para a sustentabilidade e que executivos das indústrias estão enxergando a urgência da temática ambiental; confira como as iniciativas da Wheaton contribuem para o futuro do planeta.


Lembrado nesta quarta-feira, 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente chega como mais uma oportunidade de reflexão sobre as ações para proteger o planeta. A data foi criada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 e, portanto, este será o 52º ano de celebração.

Em 2024, a data propõe um debate sobre a restauração das terras. Sobre isso, as Nações Unidas estimulam iniciativas para frear os motores da degradação dos solos, da seca e da desertificação.

A ONU considera o Brasil um dos principais aliados na preservação ambiental e levantamentos indicam que os brasileiros estão conscientes desta missão.

Divulgada no final do ano passado, a pesquisa Future Consumer Index, da consultoria global EY, mostrou que 73% dos brasileiros estão bastante preocupados com a fragilidade da Terra. O número foi, inclusive, maior que a média global, que foi de 64%. O mesmo relatório mostra que 60% dos brasileiros entrevistados disseram que adotam a sustentabilidade como um estilo de vida.

Outra pesquisa corrobora as descobertas da EY. Encomendado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), e divulgado no ano passado, o estudo mostra que 95% dos brasileiros dão prioridade para comprar produtos e contratar serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis.

Dessa maneira, em consonância com os consumidores, estão as indústrias brasileiras, que buscam ano a ano novas formas de contribuir com ações de proteção ao meio ambiente.

A pesquisa Sustentabilidade e Liderança Industrial, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada em outubro de 2022, mostra que seis em cada dez indústrias possuem uma área dedicada ao assunto.

Sobre o tema ESG (Governança ambiental, social e corporativa), 70% dos executivos entrevistados colocaram a sustentabilidade como primeiro e segundo mais importante pilar do conceito.


Os benefícios gerados pela sustentabilidade industrial


No cenário atual há uma percepção quase hegemônica no setor corporativo que a sustentabilidade gera muitas oportunidades. Por isso, o entendimento é que o assunto não deve ser encarado como um custo, mas sim como um investimento.

Ricardo Lopes, Diretor Comercial e de Marketing da Wheaton, empresa brasileira que atua no mercado de embalagens de vidro, pontua que pensar em soluções sustentáveis será de suma importância para o futuro da indústria.

"A indústria do vidro enfrenta alguns desafios, especialmente em relação às emissões de gases de efeito estufa e à logística reversa de embalagens para circularidade de materiais. Mas, com investimentos em tecnologia e em fontes de energia renováveis, podemos tornar os processos ainda mais eficientes e reduzir esses impactos no meio ambiente", argumenta.

Com foco na sustentabilidade das embalagens, a Wheaton tem um grupo multidisciplinar que atua com as questões de ESG, avaliando as ações para garantir os negócios sustentáveis a longo prazo junto à alta administração.

"Nossos pilares estratégicos incluem Gestão de Energia, Recursos Naturais e Resíduos, onde buscamos constantemente melhorar nossa eficiência energética, otimizar o uso de recursos naturais e reduzir a geração de resíduos em todas as etapas de nossa cadeia de valor. Além disso, também investimos em Impacto Social, estendendo nosso compromisso não apenas aos nossos funcionários, mas também à sociedade em geral, por meio de investimento em programas e iniciativas que promovem o bem-estar e o desenvolvimento das comunidades onde operamos", ressalta o Diretor Comercial e de Marketing da Wheaton.

Por causa disso, o executivo explica que parte da atribuição dos tomadores de decisão atualmente é repensar processos de produção para melhorar a eficiência energética e consumir cada vez menos recursos naturais e reduzir os resíduos.

"Como as pesquisas indicam, o brasileiro está cada vez mais atento ao que ele anda comprando. As pessoas querem produtos cada vez mais democráticos, duráveis, inclusivos e sustentáveis. Isso mostra como o tema tem se tornado um estilo de vida e que todo mundo está percebendo a importância de ser um consumidor consciente. Como indústria, buscamos apoiar nossos clientes no desenvolvimento de soluções alinhadas às expectativas do consumidor final e fortalecer o engajamento de toda a cadeia nesta agenda sustentável", afirma.


As iniciativas sustentáveis na indústria brasileira


A pesquisa Sustentabilidade e Liderança Industrial da CNI, de outubro de 2022, exibe um comparativo com outro levantamento e mostra que a indústria brasileira está evoluindo em vários quesitos.

O levantamento mostra que o montante de executivos da indústria que coloca critérios sustentáveis para escolher fornecedores aumentou de 26%, em outubro de 2021, para 45%, em outubro de 2022.

Ricardo Lopes afirma que a empresa acredita que negócios sustentáveis fazem parte de um "novo modelo empresarial", no qual produtos e serviços baseiam-se na incorporação de forma integrada dos aspectos sociais, econômicos e ambientais.

Neste sentido, a indústria brasileira faz um importante trabalho de pensar em soluções sustentáveis. A pesquisa Sustentabilidade e Liderança Industrial da CNI elenca as principais ações:


  • Diminuição na geração de resíduos: as indústrias brasileiras têm tomado medidas para diminuir a geração de resíduos substituindo matérias-primas, utilizando maquinários mais modernos e eficientes, modificando processos. No caso da Wheaton, as ações da empresa visam aumentar a reciclagem, a reutilização e outras formas de reaproveitamento de resíduos, com um plano bem estruturado para a coleta, identificação, transporte e correta destinação dos resíduos.

  • Reaproveitamento de água: considerado um ponto bastante sensível, já que a crise hídrica tem se agravado, as indústrias do país têm tomado medidas, como o mapeio do uso e utilização do recurso. A Wheaton tem um extenso trabalho focado na contínua revisão dos processos, visando reduzir o desperdício e aumentar o reuso de água sempre que possível, reaproveitando a água da pintura das embalagens, na lavagem de máquinas e equipamentos, na manutenção predial e banheiros, por exemplo. Conta também com um sistema de captação de água pluvial, no novo galpão logístico, e reutiliza a água do condensado dos secadores nas torres de resfriamento dos compressores, garantindo uma redução de cerca de 13 mil litros de água por dia em média.

  • Energia renovável: no centro do debate sobre sustentabilidade está a busca de matrizes de energia menos poluentes. Diferente do que acontece no resto do mundo, o Brasil possui um cenário mais promissor na utilização de energia de fontes renováveis, especialmente pelo amplo uso da energia hidrelétrica e crescimento das fontes eólica, solar e biomassa, enquanto a matriz energética mundial é fortemente dependente do uso de combustíveis fósseis. Desde 2023, 100% da energia elétrica da Wheaton é oriunda de fonte hídrica certificadamente renovável, neutralizando o escopo 2 do seu inventário de carbono. A Wheaton também foi pioneira no mundo, sendo a primeira indústria de vidro a incorporar o biometano em substituição à parte do gás natural nos fornos de fusão do vidro, unidade de decoração e restaurante dos funcionários.

  • Economia circular: para estender a vida útil dos mais diversos tipos de materiais, as indústrias têm apostado na reciclagem e ações de incentivo ao descarte correto para viabilizar a circularidade do material. Além do incentivo à reciclagem, a Wheaton aposta na reutilização como uma das principais iniciativas para promover a economia circular. Ao agregarmos o caco na produção de novas embalagens, diminuímos o consumo de matéria-prima virgem, reduzindo significativamente o consumo de energia e as emissões de CO2. Neste sentido, contamos com uma produção contínua de embalagens flint e âmbar com um percentual de vidro reciclado pós-consumo (PCR), além de fazer o reaproveitamento de todo vidro gerado em nossa produção (refugo), reincorporando o caco na composição da matéria-prima de novas embalagens.

"A sustentabilidade é uma pauta urgente que não pode mais ser adiada, seja qual for o processo produtivo. Nossas escolhas de hoje transformam o mundo de amanhã", finaliza Ricardo Lopes.







PARA ANUNCIAR CLIQUE E FALE COMIGO:


🇧🇷 SIGA O BLOGUEIRO OFICIAL DO BRASIL NAS REDES SOCIAIS:



CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE !



VEJA TAMBÉM:

CURIOSIDADES: Viralizou! Conheça Rayssa Buq, fenômeno das redes sociais

Rita Cadillac grava vídeo pornô com criador de conteúdo adulto Jefão

INTERNET: Nizam publica foto totalmente nu e choca a web

POLÍTICA: ‘Segurança cibernética eficiente depende da colaboração de todos’, diz Juscelino Filho em seminário com lideranças mundiais

Ferragamo Hug Bag

MODA: Podyh AW24

SOLIDARIEDADE: ‘Sábado Solidário’ arrecadas mais de 40 toneladas de doações

Céu lança Novela

BRASIL BRAU: Abertura do evento apresenta Anuário da Cerveja 2024, perspectivas do mercado e lançamento solidário em prol do Rio Grande do Sul

CELEBRIDADES: Ex-BBB Nizam publica novo ensaio nu