NEGÓCIOS: Empreender em casal é possível? Donos de confeitaria referência em São Paulo explicam como conciliar a vida pessoal e o sucesso
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Sócios nos negócios e na vida, Ana Piku e Alexandre Silva compartilham a trajetória de mais de uma década à frente da PikurruchA'S, com quatro unidades em São Paulo, sendo uma delas uma das maiores confeitarias da América Latina
Empreender em casal pode ser uma jornada emocionante e desafiadora, repleta de oportunidades para o crescimento pessoal e profissional. É o caso de Ana Piku e Alexandre Silva, casados e proprietários da PikurruchA'S - confeitaria referência em proporcionar experiências memoráveis aos clientes por meio de sabores únicos, decorações em tons de rosa e mais de 50 variações de doces e sobremesas, além de drinks e opções salgadas que encantam os olhos e o paladar -, desde 2013, que possui três unidades na capital paulista - em Perdizes, considerada uma das maiores confeitarias da América Latina, com 1000m², no Tatuapé e no Museu da Imaginação, na Água Branca - e uma em São Bernardo do Campo, no Golden Square Shopping Center, além de uma dark kitchen no Itaim Bibi, focada no delivery.
O casal, que está junto há 16 anos, compartilha que, desde o início do relacionamento, tinham em comum o propósito de empreender. "Nós não sabíamos em qual ramo seria, nem como iria acontecer, mas as nossas vontades já se encontravam", comenta Ana. A oportunidade chegou junto à festa de casamento, em que Ana realizou, junto ao futuro esposo na época, os doces servidos durante a celebração. "Nesse momento, vimos a chance de começar um negócio novo, diferenciado e unindo os nossos propósitos", reforça.
Assim como em qualquer relacionamento, empreender a dois tem seus ônus e bônus. Porém, Alexandre comenta que estar ao lado da esposa no desafio de gerir um negócio faz com que as decisões a serem tomadas sejam mais assertivas, uma vez que ambos estão focados em atingir os mesmos resultados e objetivos. "Fazer parte do mesmo nicho e compartilhar do mesmo momento de networking são pequenos prazeres que compartilhamos, afinal, visamos o mesmo crescimento, seja ele estratégico ou financeiro", comenta.
Falando dos ônus, Ana ressalta que um dos principais desafios é trazer o trabalho para o ambiente familiar. "Não tem como uma coisa não se entrelaçar à outra, então, acaba que colocamos o nosso trabalho junto com o nosso dia a dia familiar, uma vez que estamos 100% presentes no nosso negócio e em nossa família. Além disso, temos outros percalços, como a dependência em não tomar uma decisão de forma individual e a falha na comunicação em determinadas situações, o que é completamente comum na rotina de um casal", complementa a empresária.
Com o passar dos anos, a relação profissional entre o casal foi alcançando patamares mais sólidos e, com isso, veio também a decisão de separar as funções que cada um iria exercer dentro da confeitaria. "Atualmente, o Alê fica totalmente com a parte administrativa e financeira, enquanto eu estou à frente do marketing, do desenvolvimento de produtos e, claro, da cozinha", comenta Ana, que ressalta, ainda, que não existe receita mágica para fazer dar certo.
O casal, pais de três crianças - Catarina (7), Caetano (5) e Romeo (3) - conta que a união nos negócios fortaleceu ainda mais o matrimônio. "Hoje, existe um sentimento ainda maior de cumplicidade e companheirismo, seja qual for a situação. Quando começamos, não tínhamos nada e, ao longo dos anos, construímos e conquistamos nossas coisas juntos, não só em bens materiais, mas também no que diz respeito ao crescimento da mentalidade de fazer acontecer e de ir atrás do que merecemos. Como? Olhando para trás e vendo que sozinho, um sem o outro, não conseguiríamos chegar aonde chegamos", ressalta Alexandre. Mesmo com a parceria nos negócios e na família acontecendo diariamente, Ana e Alexandre não abrem mão de partilharem de um tempo de qualidade como marido e mulher. "Buscamos ter, ao menos, um final de semana em família, sair para jantar e fazer coisas que gostamos, como ir a um belo pagode. Momentos que nos conectem como casal são importantes e, mesmo com a rotina super puxada dos negócios e dos filhos, prezamos muito pelo cuidado um com o outro. A atenção e admiração não podem cair na rotina", pontua o empresário.
Parceiros nos negócios e na vida, o casal compartilha um pensamento para incentivar casais que desejam empreender juntos: "Resiliência e renúncia são as palavras-chave. Um precisa complementar o outro. Separe as funções principais e mais importantes, tenha isso bem definido e confie nas decisões dos parceiros", finalizam os empresários, que, nestes quase 11 anos, construíram um verdadeiro império cor-de-rosa e foram pioneiros no conceito de restaurante de sobremesas, onde ela é o prato principal do espaço, com preparo e empratamento no momento do pedido, transformando a PikurruchA'S em referência no setor de confeitaria, com seis operações ativas, contando com a fábrica e a dark kitchen, e um time de mais de 100 funcionários diretos.
Serviço PikurruchA'S Instagram Unidade Perdizes – Rua Diana, 695 – Perdizes - Horário: De segunda a domingo, das 11h às 20h Unidade Tatuapé – Rua Francisco Marengo, 1481 – Tatuapé - Horário: De segunda a domingo, das 11h às 20h Unidade São Bernardo do Campo – Golden Square Shopping Center - Av. Kennedy, 700 - Jardim do Mar - Horário: De segunda a sábado, das 11h às 22h, e domingo, das 13h à 20h Unidade Museu da Imaginação - Rua Virgílio Wey, 100 - Água Branca - Horário: De segunda a domingo, das 9h às 19h |