DECORAÇÃO: Entre estações, o design que habita o tempo

Imagem
No novo morar, a vida acontece lá fora com espaços externos que são refúgio, encontro e extensão, faça chuva ou faça sol Versátil e escultural, Vela, assinada por Andrea Zanocchi para a DonaFlor Mobilia, transforma qualquer espaço ao ar livre em refúgio para todas as estações. Foto: Felipe Lima.  Durante muito tempo, os espaços ao ar livre foram vistos como extensões sazonais da casa, sendo valorizados apenas nos meses mais quentes ou em ocasiões especiais de convivência. Mas, com o novo olhar sobre o morar contemporâneo e o desejo crescente de uma vida mais conectada à natureza, o design desses espaços ganha protagonismo.   Atualmente, o mobiliário outdoor se reinventa para atravessar as estações e acompanhar o ritmo da vida. Conforto e versatilidade tornam-se pilares dessa nova abordagem, em que terraços, varandas e jardins deixam de ser cenários eventuais para integrar o cotidiano com leveza e propósito.   Nes...

Iguatemi apoia exposição Calder + Miró que traz mais de 150 obras e ocupa dois andares do Instituto Tomie Ohtake

Uma seleção de trabalhos de grandes nomes nacionais será colocada em diálogo com as obras dos dois artistas.

Fotos Divulgação

 

 


Dando continuidade ao seu papel de fomentador da arte e cultura, o Iguatemi apoia a exposição Calder + Miró, apresentada pelo Ministério da Cultura, Bradesco e Instituto Tomie Ohtake, que evidencia a ligação entre os trabalhos do escultor norte-americano Alexander Calder (1898-1976) e do espanhol Joan Miró (1893-1983), assim como os desdobramentos dessa amizade na cena artística brasileira. A exposição fica em cartaz até dia 15 de setembro.


A presente exposição, que já esteve em cartaz no Instituto Casa Roberto Marinho, no Rio de Janeiro, em 2022, chega a São Paulo com novidades. Com curadoria de Max Perlingeiro, acompanhado pelas pesquisas de Paulo Venâncio Filho, Roberta Saraiva e Valéria Lamego, a mostra traz cerca de 150 peças – entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, móbiles, stabiles, maquetes, edições, fotografias e joias. Ao conjunto originalmente exibido na exposição carioca, soma-se uma obra monumental de Calder, além de trabalhos de Tomie Ohtake entre a seleção de artistas nacionais.

 

"É uma honra para o Iguatemi São Paulo apoiar a exposição Calder + Miró no Instituto Tomie Ohtake. Esta parceria reforça um dos pilares fundamentais do nosso empreendimento, o compromisso com a cultura. Valorizamos a arte e acreditamos que iniciativas como esta enriquecem a nossa comunidade, proporcionando experiências culturais únicas e enriquecedoras aos nossos clientes", comenta Renata Zitune, Diretora de Marketing e Patrocínios da Iguatemi S.A.

 

Ocupando quase todos os espaços expositivos do Instituto Tomie Ohtake, a mostra contempla a amizade entre um dos principais escultores modernos e um dos mais famosos pintores surrealistas. De origens distintas – Calder era norte-americano e Miró espanhol – os dois desenvolveram uma notável amizade iniciada em 1928, quando ambos viviam em Paris. A relação permaneceu profunda até a morte do escultor, em 1976. "Historicamente, a ligação entre os dois artistas foi objeto de estudo de pesquisadores, com resultados surpreendentes, embora romanceada na maioria das vezes, e, ao longo de décadas, realizaram-se inúmeras mostras e publicações. É o que chamo de 'a estética de uma amizade' ", observa Perlingeiro.

 

De maneira livre e espontânea, Miró combinava formas orgânicas, cores vibrantes e símbolos enigmáticos, criando uma atmosfera única e intrigante. Esses elementos muito presentes em suas obras, também aparecem no trabalho de Calder, estabelecendo uma relação íntima entre ambas as produções e, por consequência, uma das grandes contribuições para a abstração do século 20. Articulados em pontos de equilíbrio estável, os móbiles de Calder são objetos que fazem um movimento sutil provocado pela passagem de ar. Já os stabiles são esculturas sempre apoiadas no chão. Feitas com o intuito de serem grandiosas e dinâmicas, grande parte das obras públicas do artista são stabiles espalhadas por diversos países.
 




Ainda, o Instituto promoverá uma série de ações voltadas especialmente à educação, oferecendo uma programação de abertura para professores da rede pública, um ciclo de conversas que discutirá a intersecção entre arte e educação, além das visitas mediadas e visitas ateliês oferecidas à escolas e outras instituições.
 



Exposição: Calder + Miró

Curadoria: Max Perlingeiro

Abertura: 20 de junho, às 19h (convidados)

Em cartaz até 15 de setembro de 2024 De terça a domingo, das 11h às 19h – entrada franca

Instituto Tomie Ohtake Av. Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropé, 88) - Pinheiros SP Metrô mais próximo - Estação Faria Lima/Linha 4 – amarela

Fone: 11 2245 1900

Site: institutotomieohtake.org.br

Facebook: facebook.com/inst.tomie.ohtake

Instagram: @institutotomieohtake

Youtube: www.youtube.com/@tomieohtake

 





SIGA O BLOGUEIRO OFICIAL NAS REDES SOCIAIS:






CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE !


VEJA TAMBÉM:

NEGÓCIOS: Agrishow 2023

Taxa de Beleza: Eleita a mulher perfeita pela IA, brasileira diz que valor é condição para relacionamentos

GASTRONOMIA: Dia Mundial do Chocolate, com brigadeiros, chocolate rosa e criações inusitadas, PikurruchA’S é o destino ideal para celebrar a data

TURISMO: Valparaíso Adventure Park tem programação especial de férias com personagens intergalácticos e heróis animados

DECORAÇÃO: CASACOR Bahia 2025 começa hoje no Convento Nossa Senhora das Mercês

MODA: Icônica como sempre, agora mais leve Lacoste reinventa seu maior clássico com a nova polo L.12.12 Light

MODA: Futebol além da camisa, Mundial de Clubes impulsiona consumo de produtos oficiais

GASTRONOMIA: Dia Mundial do Chocolate no Must Restaurant tem fondue Lindt em edição limitada de inverno

ENTRETENIMENTO: ‘NÃO SEI DE NADA’, MC Luuky convocou o MC Jvila, MC Ryan SP e Leonne para descobrir de quem é o filho