Dicas para limpar e cuidar do piso vinílico como um especialista! Foto: Divulgação
Piso Vinílico Cor Café – Coleção Recanto DOMA Tarkett
O piso vinílico se firmou entre as principais opções de revestimento na decoração de interiores por agregar benefícios como instalação rápida, limpeza descomplicada e conforto termoacústico.
Todas essas vantagens são mais do que bem-vindas dentro de casa, mas de que adianta ser um piso confortável de pisar e fácil de limpar se o visual deixar a desejar antes mesmo do fim da vida útil?
Problemas de fabricação podem acontecer e estarão cobertos pela garantia, mas a maioria das ocorrências relacionadas à aparência de um piso vinílico está ligadas à má conservação do produto.
Para ter um piso vinílico com visual impecável ao longo dos anos, é preciso cuidar bem dele. Líder mundial em pisos vinílicos, a
Tarkett apresenta abaixo 5 dicas de ouro que fazem toda a diferença na durabilidade e na beleza dos pisos. Confira:
- Faça o simples na limpeza
Por que complicar algo que foi feito para descomplicar? Para limpar o piso vinílico no dia a dia, não é preciso utilizar nenhum produto específico além de água e detergente neutro. Nem pense em utilizar solventes e produtos derivados de petróleo, que podem reagir com o vinílico e afetar a aparência do produto.
Um erro comum na rotina de limpeza é esquecer de varrer o piso antes de lavá-lo com a solução de detergente neutro diluído em água! É uma maneira antiga, mas ainda muito eficiente de retirar as partículas mais visíveis de sujeira/poeira. Outra dica é utilizar capachos na porta de entrada, retendo uma parte da sujeira.
- Evite o excesso de água
Diferente de um piso laminado, feito de derivados de madeira, o piso vinílico em si não estraga se entrar em contato com água por ser feito majoritariamente de PVC, um derivado plástico.,
Embora o piso vinílico colado possa ser lavado, é importante seguir a forma correta! Ele não deve ficar submerso em água por muito tempo, até porque isso não é necessário. Por isso, ao lavar, evite o excesso de água e seque bem antes de liberar o ambiente para uso. A regra é simples: lavar, limpar e secar!
Se o piso vinílico é do tipo clicado (encaixados sobre o contrapiso), o zelo é ainda maior: para evitar que a água escorra pelas juntas e empoce sob o piso, aplique a solução de detergente neutro e água utilizando somente rodo e panos limpos.
- Proteja os pés dos móveis e eletrodomésticos
Quem resiste àquela vontade de mudar tudo de lugar? Um sofá para cá, uma mesa para lá, puxa daqui, mexe dali... No final da dança das cadeiras, o ambiente ganha uma nova cara, e o piso também continua lindo — principalmente se os cuidados certos forem tomados!
Para garantir que o piso vinílico se mantenha bonito por muito mais tempo, é importante seguir as recomendações do manual de limpeza e conservação. O ideal é proteger os pés de móveis e eletrodomésticos com feltros ou capinhas de silicone, principalmente se forem pesados ou tiverem pés mais finos.
Assim, além de facilitar a movimentação, você preserva a superfície do piso e prolonga a sua vida útil. Com pequenos cuidados no dia a dia, o piso mantém seu visual de novo por muito mais tempo!
- Utilize rodízios adequados
Por apresentar uma superfície uniforme e com baixa resistência ao rolamento, o piso vinílico facilita a movimentação da cadeira e de outros objetos deslizantes pelo ambiente.
Para facilitar ainda mais essa movimentação no vinílico, escolha cadeiras que ofereçam rodízios de poliuretano (PU) com a base plana ou de silicone. Além de serem as ideais para o piso vinílico, não deixam marcas na superfície.
- Evite a exposição direta ao Sol
Da mesma forma que os seres humanos, os pisos vinílicos também sofrem com a exposição direta aos raios UV provenientes do Sol. Diante deste problema, já existem inovações como, por exemplo, a tecnologia Extreme Protection, uma camada extra de proteção aplicada pela Tarkett em seus pisos da categoria LVT.
Contudo, para evitar o desbotamento, é preciso complementar com a utilização de cortinas, persianas ou películas protetoras nas janelas e envidraçamentos de varandas. Priorize a entrada de luz natural nos horários mais frescos do dia, como o início da manhã e o final da tarde.