ENTRETENIMENTO: Arena B3 traz espetáculo sobre relação tóxica entre escritor Tolstói e sua esposa
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Com texto de Ivan Jaf, direção de Johayne Hildefonso e interpretação de Rose Abdallah, a peça expõe a relação tóxica entre o escritor russo Leon Tolstói e a esposa Sofia durante quase 50 anos, trazendo à tona uma narrativa entre o casal que expõe abusos, machismo estrutural e preconceito. Nos dias 31/05 e 01/06, às 14h30 e 17h00.
Um dos escritores mais importantes da literatura ocidental, o russo Leon Tolstói teve uma relação extremamente tóxica com a esposa Sofia.
Com texto de Ivan Jaf, direção de Johayne Hildefonso, interpretação de Rose Abdallah e música original de André Abujamra, a peça procura desmitificar o mito Tolstói, ao expor o machismo do autor de "Guerra e paz" e "Anna Karenina", e jogar luz sobre o protagonismo feminino. O detalhado figurino de época da peça, assinado por Giovanni Targa, foi indicado ao Prêmio Shell e venceu o Prêmio Fita.
Em "Só vendo como dói ser mulher do Tolstói", uma atriz prepara-se para entrar em cena no papel de Sofia. No camarim, mistura a voz da personagem com sua voz feminista atual, indignada e revoltada com o escritor machista e abusivo. Mistura também épocas – inícios dos séculos XX e XXI – e espaços – Rússia e Brasil. Em uma linguagem do nosso tempo, Sofia, enfim, fala.
Conheço várias mulheres que ainda hoje vivenciam os mesmos conflitos que Sofia. Talvez leve mais alguns séculos para que uma mudança concreta ocorra e que, finalmente, as mulheres tenham seu protagonismo reconhecido", reflete Rose Abdallah.
do começo do século XX, sob o peso da Igreja Ortodoxa e da mão pesada do czarismo, mas um discurso com toda a verve libertária da indignação feminina atual.
Autor: Ivan Jaf Direção: Johayne Hildefonso Idealização e atuação: Rose Abdallah Desenho de luz: Evelyn Silva Visagismo e adereços: Ancelmo Salomão Saffi Direção de arte: Giovanni Targa Música original: André Abujamra Cenários e figurinos: Giovanni Targa, Alessandra Miranda, Miguel Sasse e Ricardo Ferreira Costureira: Edeneire Santos Marcenaria: Alexandre Ramos Fotografia: Vitor Kruter Designer gráfico: Maurício Tavares / Inova Brand
Nome: Espetáculo: SÓ VENDO COMO DÓI SER MULHER DO TOLSTÓI Data: 31/05 e 01/06/2025 Horário: 14h30 e 17h Valores: R$ 10,00 inteira / R$ 5,00 meia Classificação: 14 anos Duração: 65 minutos Categoria: Espetáculo teatral .
|