NEGÓCIOS: Com nível máximo no Origem Sustentável, Quimicolla reforça seu compromisso com a sustentabilidade
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
O dia 30 de maio foi de comemoração na Quimicolla, indústria de adesivos de São João Batista/SC. Isso porque, na sede da empresa, aconteceu a entrega da certificação máxima do Origem Sustentável, a Diamante (mais de 80% dos indicadores do programa alcançados). Estavam presentes a diretoria da Quimicolla e o presidente da Associação Brasileira das Empresa de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Gerson Berwanger.
O CEO da Quimicolla, Levi Sottomaior, destacou que o reconhecimento do Origem Sustentável coroa o esforço da sua equipe em buscar sempre as melhores práticas aplicáveis às atividades desenvolvidas na empresa. "Sempre atuamos para o equilíbrio entre retorno financeiro e o respeito com o cliente e suas necessidades, o meio ambiente em que estamos inseridos, às legislações que regem nosso negócio e, principalmente, às pessoas que fazem parte de nosso quadro", comentou o gestor. Segundo Sottomaior, a estruturação de projetos com foco em economia de recursos naturais estimula a equipe ao uso da criatividade, promovendo melhoria contínua em produtos e processos.
Ao entregar a certificação, Berwanger ressaltou que a Quimicolla é a primeira indústria de componentes para o setor calçadista a ser certificada pelo Origem Sustentável em Santa Catarina. "Hoje é um dia para parabenizar a empresa pelo incansável esforço na promoção da sustentabilidade. A Quimicolla, a partir de agora, é uma referência em sustentabilidade na produção de adesivos para a indústria", disse o dirigente, ao destacar que o programa, além de ser fundamental para a preservação ambiental e dos direitos humanos, é uma ferramenta de competitividade. "A sustentabilidade é um diferencial da cadeia produtiva do calçado no Brasil. Diante de uma concorrência feroz dos asiáticos, essa certificação traz uma vantagem importante para o nosso setor", finalizou.
Cartão de visita A prática da sustentabilidade ambiental está exposta, literalmente, na sede da empresa. Lá, a Quimicolla mantém uma área de reflorestamento onde cultiva mais de 600 mil m² de área verde. É o cartão de visita da empresa.
Outra prática adotada é o reuso de tambores metálicos por meio da reciclagem, o que reduz o descarte direto em aterros sanitários e gera economia nos processos e promove boas práticas ambientais. Além disso, a empresa implantou atividades de logística reversa com clientes que recebem produtos em tambores metálicos reutilizáveis, os quais retornam à fábrica para novo uso.
Social Na área social, a Quimicolla se destaca pelo Projeto de Futebol - Hexa Futebol Society, que já beneficiou mais de 250 crianças da comunidade de São João Batista. Além disso, a empresa reporta a realização, em outubro passado, de uma doação de mais de 70 pares de tênis infantis para instituições carentes da cidade catarinense em comemoração ao Dia das Crianças.
O respeito às origens culturais motivou a criação do evento anual "Festa da Família", que reúne a equipe de colaboradores em um momento festivo, proporcionando a visita de seus familiares ao local de trabalho. Em 2024, a empresa fez um desafio que seria apresentado na festa, no qual os colaboradores realizaram uma pesquisa sobre a origem dos seus sobrenomes. A atividade despertou alegria e surpresa, à medida que muitos descobriram histórias de imigração para o Brasil e puderam conhecer os desafios enfrentados por seus antepassados, suas crenças, costumes e valores.
A saúde é outro tema de grande relevância para a Quimicolla. Com o apoio de uma nutricionista foi criado e implementado o Programa Desafio QSaúde, que carrega o lema "Saúde, aqui me cola". A iniciativa promove a alimentação equilibrada e incentiva a prática de atividades físicas, fortalecendo o cuidado com o bem-estar dos colaboradores.
Empresa A Quimicolla Adesivos foi fundada no ano de 2005 para fornecer adesivos industriais que atendem os segmentos automotivo, calçadista, náutico, moveleiro e de construção. Com 97 colaboradores, a empresa contabiliza mais de 3,5 mil clientes atendidos no Brasil e em sete países.
Criado pela Assintecal em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em 2013, o Origem Sustentável é baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, seguindo a diretriz de 104 indicadores distribuídos em cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade. As categorias certificadas são: Diamante (+80% dos indicadores alcançados); Ouro (+60%); Prata (+40%) e Bronze (+20%). As auditorias são realizadas por órgãos independentes como SENAI, SGS, ABNT, Intertek e Bureau Veritas. Atualmente, mais de 110 empresas da cadeia produtiva do calçado são certificadas ou estão em processo de certificação. As renovações acontecem a cada dois anos. Mais informações no site.
Por @marcosgomesbr Fale comigo e divulgue seu negócio ! |