ARTE: Instituto Tomie Ohtake apresenta Maria Lira Marques - Roda dos Bichos

Imagem
Artista natural do Vale do Jequitinhonha, tem sua primeira exposição individual institucional da carreira, apresentando trabalhos realizados nas últimas três décadas, a partir do barro que extrai das encostas mineiras para produzir cerâmicas e pigmentos naturais para suas pinturas e esculturas. Foto: Divulgação Abertura: 02 de março de 2024 – às 11h Em cartaz até 26 de maio de 2024   O Instituto Tomie Ohtake apresenta Roda dos Bichos , exposição dedicada à produção de Maria Lira Marques. Tendo como curador Paulo Miyada e curadora assistente Sabrina Fontenele, a mostra reúne trabalhos de toda a carreira de Lira Marques, que nas últimas três décadas extrai o barro das encostas mineiras para produzir cerâmicas e pigmentos naturais para suas pinturas e esculturas. Com uma produção profundamente marcada pelo imaginário do semiárido mineiro, a artista se destaca por desenvolv

NEGÓCIOS: Como conquistar um bom emprego após os 50 anos


Os profissionais com mais de 50 anos, em geral, podem se sentir desestimulados para procurar uma vaga de trabalho. Mas não é preciso desanimar. Apesar da existência de obstáculos pelo caminho, o fato é que as empresas estão começando a enxergar as vantagens de se contratar pessoas mais experientes.

Esse é o caso de companhias como PepsiCo, Credicard, Deloitte, Kimberly Clark e Banco Neon, que estão desenvolvendo programas para aumentar a diversidade etárias em suas equipes.

"O fenômeno está ocorrendo porque é notório que equipes intergeracionais, isto é, que incluem pessoas de idades variadas, são normalmente mais produtivas e têm a criatividade aflorada", explica Aliesh Costa, CEO da Carpediem RH.

"Além disso, os profissionais com mais de 50 anos têm a seu favor habilidades como empatia, colaboração, engajamento, organização, comunicação, lealdade, flexibilidade, senso de urgência e resiliência", afirma a especialista. "São as chamadas soft skills, bastante desejáveis pelas organizações e nem sempre encontradas nos mais novos", completa a CEO.

E ainda, segundo a consultora, estas pessoas têm uma bagagem de contatos e de experiências que agrega bastante para as empresas.

Portanto, mesmo quem é 50+ deve continuar sua busca por uma oportunidade de emprego, sem medo. Confira, a seguir, as dicas de Aliesh Costa para se conquistar uma boa vaga nessa faixa etária:

  1. Capriche no currículo: o primeiro passo para o sucesso na procura por um trabalho é deixar o CV atualizado, mostrando tudo que você tem para oferecer. "Profissionais com mais de 50 anos carregam consigo muitas experiências e conhecimentos e devem se orgulhar disso. Portanto, considere o documento como uma vitrine para a sua carreira e conquistas laborais", diz a CEO.
  2. Mantenha-se atualizado:  atualmente, é imprescindível estar em constante aprimoramento,  seja investindo na sua formação ou frequentando palestras e eventos corporativos e isso vale para todas as faixas etárias. "É fundamental sempre se manter atualizado não somente na sua área de atuação como também em outras, afinal, é importante que a pessoa tenha em mente a possibilidade de se reinventar porque, assim, também aumentam as suas chances no mercado", explica a CEO da Carpediem RH.
  3. Faça networking: conhecendo pessoas e trocando informações, ficará bem mais fácil conseguir um novo emprego. É interessante se manter ativo nas mídias sociais e, também, mapear e frequentar os eventos do setor de interesse. "O networking é fundamental não só para conseguir uma indicação, mas também para entender, por meio dos seus contatos, o que está se passando no segmento de interesse e quais são as principais demandas das empresas", afirma a especialista.
  4. Foque nas organizações certas: é fundamental que pessoas 50+ procurem por empresas que sejam aderentes às suas habilidades e experiências profissionais. "Cada vez é mais comum que companhias tenham como pilar da sua cultura organizacional a inclusão de talentos com mais de 50 anos. Essas empresas são, assim, o alvo perfeito para quem busca se reposicionar no mercado nesta fase da vida", aconselha a CEO.
  5. Utilize todas as ferramentas disponíveis: estar por dentro das redes sociais e do mundo digital é outra dica importante para conseguir uma vaga de emprego. "Procurar por oportunidades  online, usar o Linkedin para fazer networking e, até mesmo, criar um portfólio digital são pequenas ações que, com certeza, já aumentam bastante as suas chances de conquistar uma vaga", diz a especialista.




Por @oblogueirooficial



SIGA NAS REDES SOCIAIS



CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NO CANAL "O BLOGUEIRO OFICIAL" DO YOUTUBE



MAIS ACESSADAS:

Tecnologia excludente

TECNOLOGIA: Modernização tecnológica contribui para sustentabilidade e melhora imagem de empresa para clientes e investidores

LITERATURA: Existe relacionamento perfeito?

NEGÓCIOS: Agrishow 2023

BELEZA: Especialista analisa os procedimentos estéticos dos participantes do BBB 23 "Exagerou"

Literatura empodera mulheres

NEGÓCIOS: Concretizando internacionalização, Agrotools anuncia diretor de operações na América do Norte

DECORAÇÃO: Design Dopamina

ENTRETENIMENTO: NFT.Brasil